Convidei para jantar – Meredith Grey

E hoje ao sabor de uma açorda de bacalhau e camarão, com sabores intensos como os coentros a relembrar-nos o Alentejo, aceitei o desafio da Anasbageri. A Ana lançou um desafio que seria convidarmos alguém que admiramos ou simplesmente que gostamos de um filme/série/livro para jantar em nossa casa. E, apesar de ser bastante “lamechas” adoro a série da Anatomia de Grey. Sabia que seria alguém da série que convidaria para um jantar informal e, então, nada como a protagonista principal da série. Grande prazer! (Será que ela iria apreciar os sabores bem portugueses? Mas aí o desafio ainda se tornava maior!).

E o nosso jantar correu lindamente, simpática e muito faladora, conversamos sobre relações, sobre cinema e, também sobre Portugal e a sua gastronomia. Partilhamos interesses comuns e somos ambas muito dinâmicas.

• Açorda de bacalhau e camarão com ovos escalfados •

Ingredientes:
6 pães secos
1/2 molho de coentros
1/4 de molho de salsa
4 dentes de alho
1/2 cebola
1 pitada de sal
100g de bacalhau desfiado demolhado
8 miolos de camarões grandes 
4 ovos
pimenta preta moída na hora
40g azeite virgem
Preparação tradicional:
Numa taça coloque cerca de 150ml de água a ferver e junte o pão previamente cortado aos pedaços e deixe que o pão embeba a água.
Num tacho coloque os dentes de alho picados, a cebola, o azeite e uma pitada de sal e deixe refogar. Junte os coentros e a salsa picada (reserve alguns para o final).
Junte ao refogado o bacalhau e os camarões, tudo cortado aos pedaços pequenos. Reserve 2 camarões inteiros que servirão para o empratamento.
Entretanto amasse o pão com as mãos para fazer uma espécie de uma papa. Junte ao refogado e vá mexendo para que não cole ao fundo.
Como finalização coloque os restantes coentros e salsa e um pouco de pimenta preta.
Entretanto coloque num tacho água a ferver com um pouco de sal (ajuda a que a água ferva mais rápido). Num saco de congelação coloque um ovo, tempere com sal e pimenta e feche o saco com um nó e coloque na água a ferver. Deixe que o ovo escalfe, mas sempre com atenção para que a gema não fica cozida demais. Tire da água e deixe arrefecer um pouco para que o consiga retirar do saco. Repita este processo com todos os ovos.
Para o empratamento coloque 2 colheres grandes de açorda, coloque o camarão inteiro como decoração. Regue com um fio de azeite e coloque ao lado o ovo escalfado.

Convidei para jantar – Meredith Grey Comentários
    1. Quando li o desafio fiquei mesmo entusiasmada, então pensei que se convidasse alguém de fora teria que servir algo bem português, e apaixonada como sou pela gastronomia alentejana, não podia deixar de fazer algo do género.
      Obrigada pelo comentário.

      Um beijinho

  1. Maria João,
    Obrigada por ter participado mesmo tão em cima da hora! Foi um prazer recebê-la e também conhecer o seu blogue do qual estou a gostar muito. Adoro a toalha dos namorados, é uma toalha não é?
    Desculpe-me por não ter escrito uma introdução melhor ao seu post, mas tinha que publicar rapidamente para o meu post estar online antes do da nova anfitriã.
    Um grande abraço e até breve.

    1. Olá,

      Obrigada eu por ter alargado o prazo 🙂
      Adorei o desafio. As fotografias tiveram de ser tiradas ontem à noite o que não deu o aspecto que eu queria, de qlq forma acho que consegui transmitir o que queria.
      Conheci o seu blog através deste desafio e já faço parte das seguidoras assíduas. Parabéns!

      Ahhhhh e a introdução que fez está fantástica, não tem de me pedir desculpas de nada.
      Obrigada e beijinhos

  2. Olá Maria João, cheguei aqui através deste passatempo e gostei bastante, também sou fã (a fugir para o viciada:)) da Anatomia de Grey! A açorda ficou com tão bom aspecto, a Meredith iria adorar de certeza!
    Gostei muito de conhecer o blogue:)
    Beijinhos

    1. Olá Alice,

      Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂
      Eu também sou muito fã da Anatomia, todos os Sábados a minha irmã vem cá a casa e vemos um episódio. Normalmente acabamos as duas a chorar (lamechices de mulheres!), os nossos maridos gozam-nos, mas acaba por ser um serão muito bem passado.

      Um beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *