Caldo verde

Caldo verde

E uma sopa super tradicional feita na bimby? Sabe a tradição, a calor de lareira, a dias de sol de inverno em que podemos depois de uma refeição ir passear e ouvir o som do campo. A mim faz-me recuar no tempo, em que era criança e que a minha mãe fazia esta sopa com as couves galegas da horta. e para quem não leu, veja aqui onde consegui desencantar esta bela couve galega.


• Caldo verde •

Ingredientes:

5 folhas grandes de couve galega
2 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
20g de courato de presunto (pode substituir por banha ou courato de bacon)
10 fatias de chouriço de carne
1c. de café de bicarbonato de sódio
Sal. q.b
Azeite virgem

Preparação bimby:

Coloque no copo as batatas, a cebola, o alho e o courato com 800g de água.
Programe 20min/Varoma/vel.colher.
Cegue a couve galega. Coloque na varoma com um fio de azeite, uns grãos de sal (muito poucos) e o bicabornato (o bicabornato serve só para que as couves fiquem bem verdes).
Quando terminar retire o courato da água e moe 20seg/vel.5-7-9.
Coloque as couves no copo e as fatias de chouriço, envolva tudo com a ajuda da espátula e sirva com um fio de azeite cru.

Preparação tradicional:

Coloque na panela as batatas, a cebola, o alho e o courato com 800g de água. Se tiver uma panela que tenha cesto para cozer a vapor coloque por cima da panela e coloque as couves galegas cegadas com um fio de azeite, uns grãos de sal (muito poucos) e o bicabornato (o bicabornato serve só para que as couves fiquem bem verdes). Deixe cozer bem em temperatura média/alta.
Quando os legumes estiverem cozidos retire o courato da água da sopa e com a varinha mágica moa a sopa. No final junte as couves galegas e as fatias de chouriço, envolva tudo e sirva com um fio de azeite cru.

Caldo verde Comentários
  1. Que bom aspeto! Eu não consigo fazer caldo verde 🙁 Confesso… é verdade… peço sempre à minha mãe que além de me cortar a couve como ninguém, faz o melhor caldo verde do mundo! Nunca me lembrei de fazer na bimby… obrigada pela sugestão!
    Bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *