Truque Maria {Farinha de Mandioca}

Não há como escapar ao tema: devido às circunstâncias provocadas pela pandemia do COVID-19, vivemos tempos de grande incerteza e ansiedade. Somos assombrados por constantes dúvidas, bombardeados com imensa informação (muitas vezes pouco fiável) e não sabemos como será o dia de amanhã. No meio do caos, é importante encontrar conforto. Para mim, a cozinha tem sido esse oásis de paz e calma. Criar, reinventar e experimentar receitas tem sido o meu balão de oxigénio. E é importante que assim seja, porque, especialmente com as crianças em casa, as refeições têm que ser bem planeadas.

Para mim, a cozinha está sempre associada a sensações e a memórias e, a propósito, o Truque Maria de hoje vai vasculhar nesse baú, onde guardo as receitas e ingredientes da minha infância para agora lhes dar uma nova vida.

Hoje, falamos de farinha de mandioca. Quem não tem memórias associadas a este ingrediente? É impossível falar de farinha de mandioca e não nos lembrarmos da farinha de pau que comíamos em criança. Para muitas pessoas, a memória não é das melhores, mas neste Truque Maria vou mostrar-vos uma receita de farinha de pau que converte até os mais cépticos. Além disso, partilho convosco outras duas utilizações para este ingrediente: uma deliciosa farofa e uma forma de tornar as sopas mais cremosas. Experimentem e contem-me como correu!

FAROFA

Ingredientes:

2 c. de sopa de manteiga
20 g de bacon aos cubos
100 g farinha de mandioca

Preparação:

Numa frigideira coloque a manteiga e deixe derreter. Adicione o bacon e vá mexendo.
Logo, de seguida, adicione a farinha e mexa sempre para que não queime. Retire do lume quando a farinha estiver com tons dourados.

FARINHA DE PAU

Ingredientes:

2 dentes de alho esmagados
1 c. de sopa de azeite
1 caldo de carne
400 ml de água quente
200 g de farinha

Preparação:

Num tacho coloque os dentes de alho esmagados e o azeite, deixe refogar um pouco.
Adicione um caldo de carne e a água e mexa bem.
Adicione a farinha de mandioca e com a ajuda de uma vara de arame vá mexendo de forma consistente para que não crie grumos. Depois deixe cozer bem em lume brando e sirva.

SOPA COM FARINHA DE MANDIOCA

Ingredientes:

1 sopa de legumes
2 c. de sopa de farinha de mandioca

Preparação:

Adicione a uma sopa de legumes duas colheres de sopa de farinha e triture tudo com uma varinha mágica.

Truque Maria {Farinha de Mandioca} Comentários
  1. Hummm gosto muito de farinha de pau que aprendi a fazer com a tia Maria ( Nana) e a tia Milaide, precisamente da maneira que fizeste. Elas tinham a mesma escola… Adorei aprender a fazer a farofa e o truque para a sopa!

  2. Viva Maria,
    Quando vi o tema da farinha de mandioca fiquei curiosa porque tenho uma, de textura mais fina da que usou, que comprei por engano e que não tenho utilidade para ela, não dá sequer para farofa.
    Será que tem alguma sugestão para a usar !!!
    Continuação de bom trabalho,
    Cristina Lopes

  3. Olá!
    Cá em casa todos gostamos de farinha de pau, que costumo fazer com peixe. Aprendi a gostar quando comecei a fazer para a minha filha. Um dos truques que aprendi para que a farinha de pau não fique com grumos é dissolve-la em água fria antes de a juntar ao caldo.
    Fiquem bem!

  4. A farofa que a minha mãe fazia emAngola ,e eu já tenho 66anos, que acompanhava sempre o famoso churrasco ( tb otimo com peixe), e que ainda faço, com grande saudade daquele.tempo, era diferente.:
    Numa taça coloca-se por exemplo 6 colhetes de farinha de.mandioca, vai-se acrescentando água morna temperada de.sal e misturando com um garfo, a ideia é que fique esfarelada im pouco húmida não muito porque a seguir se vai misturar azeite um bom bocado aos poucos desfazendo alguns grumos que a agua formou. Quando ja temps.uma ” areia solta ” acrescentamos gotas.de.vinagre e cebola picada a gosto. Estes dois últimos são fundamentais, mas tudp faco com quantidades a “olho” e a gosto. É com satisfação que partilho esta receita. Se for do seu agrado poderá também partilha-la.
    Costumo vê-la no Porto Canal . Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais