Carta à minha Margarida {e um bolo de laranja e limão}

Querida Margarida,
Escrevo-te estas linhas com um dia de atraso.
Ontem fez um ano que recebia o meu segundo maior presente. Vieste iluminar as nossas vidas, a nossa casa. Vieste trazer mais alegria, paixão e amor. O nosso lar ficou ainda mais quente, mais vivo. 
A tua chegada trouxe à tua irmã o sentimento de amor profundo, a noção de partilha, de compaixão e cumplicidade. Quando vos olho, quando vos vejo juntas, o meu coração enche-se de paz e alegria. 
Tens muita sorte, Margarida, porque tens a melhor irmã do mundo. A Maria ama-te com toda a força do seu ser. Está sempre preocupada com o teu bem estar, não se importa que tu lhe estragues os brinquedos porque diz “mamã, ela ainda não percebe!” Está sempre atenta a todas as tuas necessidades e quando te vê chorar fica mais aflita que tu. 
Com um ano tu és uma bebé super divertida, muito simpática, feliz. Adoras cantar e dançar. Gatinhas pela casa inteira, não gostas de andar de vestido porque te prende os movimentos, estragas as roupas todas e adoras bater com coisas. És forte e bruta! Adoras destruir alguma coisa, vê-se no teu olhar a enorme felicidade que isso te traz. E nós sabemos, que vais ser “osso duro de roer”. Mas és a mais alegre de todos nós, a mais simpática e sorridente. Eu e o teu pai sentimos que tu vais ajudar a tua irmã a ser menos tímida, e já nos divertimos imenso contigo, nós os 4 juntos já somos imparáveis.
Agora sinto que temos a família completa. 
Obrigada Margarida por estares aqui connosco.
Amamos-te profundamente!

A Margarida é uma menina muito atenta, sempre à escuta e a espreitar. Por isso nós chamamos-lhe de “suricata”. É a nossa suricata. 
O bolo de aniversário não podia ser com outro tema. Arranjei uma família de suricatas e decorei-o num ambiente natalício.
Deu-me imenso prazer fazer este bolo. Tive pena de não ter conseguido fotografar convenientemente, mas fica aqui um cheirinho do bolo. 
Fiz 2 bolos. Um de laranja e outro de limão com sementes de papoila. E a cobertura a receita é da minha querida Migalha Doce, um Swiss Merengue Buttercream.

Bolo de limão com sementes de papoila

Ingredientes:

4 ovos
1 1/2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de sementes de papiola
120 g de manteiga derretida
1 iogurte natural (pode ser grego)
raspas de um limão
sumo de 1/2 limão

Preparação:

Pré aqueça o forno a 160ºC.
Unte duas formas de 16 cm com manteiga e farinha.

Numa taça coloque os ovos e o açúcar e bata até ficar uma consistência esbranquiçada e muito fofa. Junte a manteiga, o iogurte, as sementes de papoila, as raspas e o sumo de limão e envolva tudo. Vá acrescentando a farinha peneirada para não ficar com grumos.
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno durante sensivelmente 30 minutos ou até fazer o teste do palito e sair seco.

Bolo de laranja

Ingredientes:

6 gemas (usei só as gemas porque as claras uso-as na cobertura)
1 1/2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
120 g de manteiga derretida
1 iogurte natural (pode ser grego)
raspas de uma laranja
sumo de 1/2 laranja

Preparação:

Pré aqueça o forno a 160ºC.
Unte duas formas de 16 cm com manteiga e farinha.

Numa taça coloque os ovos e o açúcar e bata até ficar uma consistência fofa. Junte a manteiga, o iogurte, as raspas e o sumo da laranja e envolva tudo. Vá acrescentando a farinha peneirada para não ficar com grumos.
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno durante sensivelmente 30 minutos ou até fazer o teste do palito e sair seco.

Swiss Merengue Buttercream
Segui à risca a receita da migalha doce. Mas como foi a receita do workshop que ela deu na Clavel’s Kitchen não acho ético partilhá-la. Sendo assim, coloco aqui um vídeo que ajuda muito e tem uma receita muito semelhante à dela.
Carta à minha Margarida {e um bolo de laranja e limão} Comentários
  1. Muitos parabéns!!!! Um aninho….parece que foi ontem!!!
    Só posso desejar o mesmo que desejo para as minhas 🙂
    Essa descrição que fazes parece que descreves estas duas 😀
    O bolo está lindo!!!

  2. Fiquei de boca aberta! talvez deva ser porque nasceram com poucos dias de diferença e têm o mesmo nome mas aquilo que li descreve exatamente a minha filha (excepto na parte de ter uma irmã) e inclusive tambem lhe chamamos suricata ca em casa!! Pois para além de ser uma "cusca" não pára quieta!! Fiquei mesmo admirada com tanta semelhança!! E são as duas lindas! E são nossas!! Muitos parabéns Margarida!! Que sejas imensamente feliz! 😀 <3

  3. Parabéns à Margarida pelo seu 1º aniversário! Aos papás também e em especial à mamã, Maria João, pela bela mensagem que dedicou à filhota e pelo bolo que tinha um aspeto divinal. Que sejam felizes!!!

  4. Fiquei apaixonada pelo bolo e pelas tuas palavras. Parabéns atrasados à tua Margarida e um enorme beijinho para ela, para a mana linda e para os papás 🙂

  5. Sou mesmo uma despistada. Vi este bolinho que AMEI no facebook, mas nunca mais me lembrei de vir aqui ver melhor as fotos. Não fazia ideia que tinhas usado uma das minhas receitas! obrigada pela referencia.
    Tive o prazer de conhecer as tuas meninas e que lindas que são.
    O bolo está qualquer coisa de maravilho, as palavras… de deixar o coração pequenino cheio de saudades da minha menina quando era desse tamanhinho.
    Parabéns à suricata linda. Um beijinho muito grande <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais