O grande dia da inauguração da Clavel’s Kitchen

Na passada quinta.feira, dia 26 de Junho foi o dia em que oficializei a abertura da minha cozinha Clavel’s Kitchen. É uma cozinha totalmente equipada e preparada para workshops/laboratórios/cursos de culinária. Mas este espaço é muito mais do que uma cozinha, aqui contam-se histórias, aqui partilham-se momentos. Pensada de raiz para que seja um sucesso, cheia de luz e boas energias. Aqui almejo grandes momentos e muitas partilhas. 

É-me difícil falar deste projecto como algo puramente profissional. É-me complicado não envolver o coração e a emoção, pois só assim me faz sentido. E como diz a citação na parede “Só o que é feito com amor é bom. Só o que é feito com amor, perdura…” (citação da minha mãe… claro!) só assim é que faz sentido envolver-me nos projectos e na vida em geral; sempre com amor, sempre com emoção.
Para vos fazer entender melhor este meu projecto, tenho de vos contar esta história. A história deste blog que hoje faz parte da minha vida em conjunto com a família e a outra profissão de ser professora.
Sempre adorei cozinhar, desde os meus 14 anos que cozinho. Por necessidade, tive de cozinhar os jantares para a família toda. Fui aprendendo a cozinhar com a minha mãe e fui lendo receitas. Recordo-me de escrever numa cartolina preta, em giz branco: “cozinhar é um acto de amor” e colocar essa cartolina por cima do exaustor para me recordar sempre de o fazer com um sorriso. Começa aí a paixão pela culinária.
Uns anos mais tarde, quando fui viver com o Miguel, descobri que ele era aberto a inovações na cozinha. Inclusive recordo-me de lhe fazer aquela pergunta parva que os recém-namorados fazem muitas vezes: “O que é que gostas em mim?” e ele responder em primeiro lugar: “que tu gostes e saibas cozinhar tão bem!” Foi a partir dessa época que deixei de ter medo de inventar, de arriscar. De perceber que se pusesse morangos na salada não ía ter caras feias, ía ter alguém que ía admirar a coragem e que mesmo que o sabor não funcionasse, que o esforço seria recompensado com um sorriso no rosto e com uma sugestão de melhoria.
Entretanto, os cozinhados foram ganhando forma e as receitas começaram a ser mais elaboradas. Os amigos íam lá a casa e pediam as receitas. Eu dizia como tinha feito, mas nunca havia receita com medidas exactas. Era tudo feito ao sabor do momento, no calor da emoção. mas os pedidos eram insistentes, então há sensivelmente 4 anos resolvi começar a publicar num álbum do facebook pessoal as minhas receitas. Tirava uma fotografia com o telemóvel e escrevia as receitas. Os amigos estavam super entusiasmados. Mas um dia pediram-me: “podes dar-me a receita do tiramissú de banana?” Eu respondi que estava no facebook, mas eles não conseguiam encontrar. E lá tive de lá ir à procura e… ora bolas, não havia forma de pesquisar a não ser percorrer todas as imagens. Ok! Estava na altura de mudar de plataforma. Confesso, no início este blogue foi criado somente para que os meus amigos me deixassem de me chatear! (lol)
E foi assim, que a 17 de dezembro de 2011 criei este blogue, com umas fotografias manhosas e algumas receitas… Era somente o meu livro de receitas, para os amigos e familiares. E hoje é, também, uma cozinha!
Uma cozinha inspirada na antiga mercearia da Avó Lurdes. A Avó Lurdes, que todos vocês já conhecem bem dos meus posts, é uma mulher de força, de coragem, de determinação. É, sem dúvida, umas das minhas maiores inspirações enquanto cozinheira, mulher e mãe. Na época ela geria uma mercearia e fazia bolos e doces para fora. Foi convidada a gerir uma cozinha, que por motivos alheios a ela, não pôde aceitar a proposta. Sempre trabalhou imenso e sempre de mangas arregaças e cheia de coragem sustentou a família toda. Sem nunca se deixar abater, nem mesmo quando a vida lhe correu mal, ela nunca desistiu. E eu tenho a sorte de conviver com ela. De a conhecer assim tão bem, de poder ter alguém com tanta sabedoria a ensinar-me tanto da vida, da cozinha e de negócios.
Esta cozinha, este projecto tem a alma da avó. É com a luz dela, a alma dela, a força dela que arregaço eu as mangas. E, como lhe disse na inauguração: “sei que não teve a sorte de ter uma cozinha destas na sua época, e por isso, hoje nas minhas mãos, espero fazer-lhe jus e em seu nome, com a sua força e capacidade de gestão, espero conseguir alcançar o que de melhor se faz em cozinha.”
Esta cozinha, este projecto só lhe poderia ser dedicado. Obrigada avó por acreditar em mim, obrigada por me ensinar tanto.
Este foi, sem dúvida, daqueles dias que ficará para sempre gravado na minha memória. Obrigada a todos os que estiveram presentes e aos que acreditam em mim. Obrigada a todas as minhas amigas bloggers (Olívia, Maria José, Ana, Joana, Vera, Teresa, Ondina, Ana…)  que apoiam este projecto e a vocês Sandra e Naida, que mesmo não podendo estar neste dia, sei o quanto acreditam em mim e o quanto me apoiam.
Quero muito agradecer aos meus parceiros que acreditam em mim “desde um esboço num papel”, como disse o Eng. José Gregório, da Teka Portugal
Muito obrigada à Teka Portugal, todos os electrodomésticos são da Küppersbusch. Do melhor que podia alguma vez pedir para a minha cozinha. Só mesmo experimentando é que poderão perceber a maravilha e qualidade deste material.
Obrigada à minha grande amiga Luisa, do No Mundo de Luisa, que me apoia desde que me conheceu. Para além da grande amizade que temos construído, a Luisa foi também a responsável pelo serviço de catering maravilhoso do dia!
À minha querida amiga de longa data a Patrícia, que tem sido mais do que amiga, tem sido aquela pessoa que quando estou em maior desespero ligo e ela resolve-me sempre os problemas. Autora do projecto kistchnet, a Patrícia decora as festas como ninguém. Vai ao mais pequeno pormenor. Obrigada minha linda! Adoro-te!
Eu sei que não querias uma foto, és aquela que está sempre atrás da câmara, mas ora bolas! És tão maravilhosa. Uma pessoa de coração cheio, alguém que o blogue me trouxe e que se fosse só por isso já valia a pena o ter criado. Tu, Brígida, és daquelas pessoas que me sinto felizarda por te conhecer e poder dizer que és uma amiga! Obrigada por tudo.
Magda, a Mum’s The Boss, a pessoa que é tanto, mas tanto na minha vida. Mais uma pessoa que o blogue me trouxe à vida, alguém que acredita em mim desde que começamos a trocar uns emails. Uma pessoa que mal a vi a primeira vez entendi que iríamos ser amigas para sempre. Obrigada Magda. És uma pessoa linda! Obrigada por todo o apoio de sempre.
Ainda quero agradecer à Marta, amiga de sempre, que me ajudou em tempo record fazer estes brindes lindíssimos. E, ainda ao Jorge da DeBorla que sempre acreditou em mim e à Alexandra do Life in a Bag que tem sido uma aliada em todos os momentos. Muito obrigada a todos! Do coração.
Deixo-vos aqui mais algumas imagens. Todas tiradas pela querida Brígida, e como é tão difícil seleccionar, não resisto e mostro-vos praticamente todas.
Para finalizar, o brinde foi feito com uma fatia do melhor bolo de amêndoas. A receita já aqui está no blogue há algum tempo. Espreitem aqui!

Obrigada pela paciência e por estarem desse lado.
Brevemente anunciarei aqui o calendário do mês de Julho!
O grande dia da inauguração da Clavel’s Kitchen Comentários
  1. Parabéns! Muito sucesso, adoro o blog, os textos as receitas, as fotos, tudo muito bonito. Gostava de um dia conhecer a cozinha, quem sabe. Bjinhos

  2. A tua cozinha está linda! E o teu sorriso ainda mais 😀
    Desejo-te, do fundo do coração, muitoooooooooooo sucesso nesta tua fantástica cozinha e que o sucesso te chegue de forma natural porque o mereces.
    Um enorme beijinho!

  3. Olá Clavel,
    Muitos parabéns pela inauguração do teu espaço e sinceramente, desejo-te toda a sorte e sucesso do mundo.
    O espaço, pelas fotos que sempre mostraste, é lindo e reúne todos os requisitos para ser um sucesso.
    Quem sabe um dia que vá ao Porto e com tempo, o visitarei.
    Um beijinho e felicidades,
    Lia

  4. O espaço está lindo, as fotografias são, de facto, maravilhosas e só me resta desejar-te as maiores felicidades.
    Um beijinho

  5. Tive tanta pena de não ter ido! Mas foi por uma boa causa, estava a derreter nos 46ºC de Monsaraz, de férias com o meu esposo (coisa rara por estas bandas, normalmente as férias são separadas!) e pronto, só agora tive tempo de vir aqui cuscar mas fico muito feliz por ti. E sábado já estou aí para aprender 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais