Pezinhos de coentrada

• Pezinhos de coentrada •

Já há muito que andava para publicar esta receita. É dos meus pratos favoritos. Tipicamente alentejano, com um sabor muito intenso e não é do agrado de toda a gente. Mas para quem aprecia a boa comida tradicional do Alentejo, este é dos pratos obrigatórios.
A receita original leva somente o chispe, mas como cá em casa a carne gelatinosa não é apreciada por todos acrescento o pernil completo. Acabei por conseguir mais adeptos a este prato e para quem não gosta mesmo de chispe, faça somente com o pernil.

Ingredientes (para 4 pessoas):

2 pezinhos
2 pernis
1 molho de coentros
2 dentes de alho
1/2 cebola
50g de azeite
sal q.b.
1c. de sopa de farinha
1c. de chá de vinagre
fatias de pão

Preparação tradicional:

Coza as carnes em água com muito sal (a carne tem de ficar um pouco salgada). A carne deverá cozer durante 1 hora em lume brando (se puder estar mais tempo fica ainda mais tenra e mais saborosa)
Numa tábua parta as carnes aos pedaços.
Após as carnes cozidas faça um refogado num tacho à parte colocando os alhos picados e a cebola com o azeite e junte meio do molho de coentros também picados e deixe refogar até o alho estalar.
Coloque as carnes e vá mexendo. Com a água de cozer as carnes vá acrescentando às carnes no refogado.
Retire para uma malga um pouco da água de cozer as carnes e coloque a farinha e o vinagre. Mexa bem com um garfo até ficar 100% homogéneo, sem grumos. Coloque este preparado no tacho e mexa bem. Vá vendo se necessita de acrescentar mais água.
Quando estiver pronto junte os restantes coentros.

Para as fatias de pão coloque numa frigideira com um pouco de azeite e frite.

Sirva numa travessa funda com as fatias a decorar.
Para acompanhar sirva batatas cozidas.

Preparação bimby:

Coza as carnes em água com muito sal (a carne tem de ficar um pouco salgada). Programe 100ºC/60min/vel. inversa.
Retire a água da cozedura e reserve.
Numa tábua parta as carnes aos pedaços.
Após as carnes cozidas coloque no copo os alhos, a cebola e meio do molho de coentros com o azeite e pique 20seg/vel. 5. Para refogar programe 100ºC/5min/vel. 3.
Coloque as carnes e 100ºC/2min/vel. inversa. Acrescente 1 caneca de água da cozedura e programe 100ºC/5min/vel. inversa.
Retire para uma malga um pouco da água de cozer as carnes e coloque a farinha e o vinagre. Mexa bem com um garfo até ficar 100% homogéneo, sem grumos. Coloque este preparado no copo da bimby e programe 100ºC/2min/vel. inversa.
Quando estiver pronto junte os restantes coentros.

Para as fatias de pão coloque numa frigideira com um pouco de azeite e frite.

Sirva numa travessa funda com as fatias a decorar.
Para acompanhar sirva batatas cozidas.

Pezinhos de coentrada Comentários
  1. Eu, pessoalmente, não sou apreciador deste prato (pèzinhos de coentrada) embora a Ana ,goste imenso. Mas, como não temos todos o mesmo gosto, julgo que no Alentejo, alguma coisa há de haver que eu goste!!! Fico a aguardar. Pessoalmente, também, preferia o dia 25 ao dia 26. Será possivel????
    Um abraço
    Jorge do Carmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *