Frango com molho de chocolate

Ontem estava a ver o novo programa que passa na SIC Radical do Gordon Ramsey “The F Word“e, no meio da confusão total, surgiu uma ideia de juntar chocolate a um molho para servir com pombo. Fiquei curiosa, será que funcionaria? E como sou extremamente curiosa no que toca a sabores gastronómicos experimentei hoje. O resultado é divinal, não fazia ideia que a explosão de sabores seria tão intensa e tão agradável. Aconselho vivamente a experimentarem.

• Frango com molho de chocolate •

Ingredientes (para 4 pessoas):

1/2 frango partido aos pedaços
3 chalotas
1 copo de vinho tinto
1c. de chá de açúcar
1c. de chá de vinagre (eu usei este, mas podem usar de frutos vermelhos)
30g de azeite virgem
20g de chocolate negro
1c. de sopa de orégons
1 folha de loureiro
sal q.b.
pimenta preta moída na hora

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Tempere os pedaços de frango previamente partidos com sal e pimenta. Numa frigideira coloque um fio de azeite, e com ela bem quente sele os pedaços de frango. Numa assadeira coloque um pedaço grande de papel de alumínio e coloque os pedaços de frango embrulhados no papel e leve ao forno durante 20 minutos.

Entretanto coloque numa panela, em lume médio/alto, as chalotas com o azeite e deixe-as caramelizar. Quando começarem a ficar caramelizadas junte o copo do vinho e deixe reduzir até metade. Junte o açúcar e deixe a caramelizar mais um pouco. Reduza o lume para médio/baixo e acrescente uma pitada de sal, o loureiro, os orégons e o vinagre. Deixe reduzir. Acrescente o chocolate ralado e mexa bem. Apague o lume e coloque o testo da panela para que se mantenha quente.

Retire o frango do forno e emprate. Coloque um ou dois pedaços no prato e por cima coloque o molho. Sirva com arroz branco e uma salada.

Frango com molho de chocolate Comentários
  1. Olha, curiosamente também tenho andado a pensar numa combinação desse género e agora fiquei ainda mais tentada a experimentar! O prato ficou bem apelativo e imagino o aroma que deve ter libertado! Bela sugestão, fica anotada:)
    Beijinhos:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *