Cosmética Orgânica {DIY presentes de natal originais}

Adoro cosmética, e cada dia mais. Mas as preocupações ambientais são muito importantes e saber que podemos fazer muitos dos cremes que usamos de forma sustentável e orgânica deixa-me muito entusiasmada. Não sou fundamentalista, quem me segue sabe bem que o fundamentalismo assusta-me muito. Mas as preocupações ambientais são fundamentais e quero deixar a minha pegada ecológica e educar as minhas filhas desta forma. Cada vez mais tenho tentado consciencializar as minhas filhas (e a mim própria, vá!) para que os meus netos, bisnetos, etc consigam ter um planeta habitável.

Estes DIY que vos trago, no fundo, baseiam-se muito nessa consciencialização, para além disso contém propriedades extraordinárias.

Com a linha corporal de Coco&Rosa obtemos uma pele sedosa, suave e tonificada em apenas alguns minutos. Escolhi seis ingredientes simples e ORGÂNICOS! São ingredientes que poderá encontrar em qualquer lugar, ou até já ter na sua cozinha! E o aroma é fantástico! Parece mesmo que passamos um dia num SPA luxuoso! 😉 O óleo de coco tem imensas aplicações como ingrediente natural de beleza. Não é só ultra-hidratante como deixa a pele com aparência brilhante (sem ser gordurosa) e ainda possui propriedades anti-bacterianas e anti-virais. Não é incrível?
O sal dos himalaias é perfeito para esfoliar e remover a pele morta, para além de que ajuda a extrair toxinas e a limpar a pele. O óleo essencial de rosa é um adstringente natural que auxilia na tonificação, firmeza e elevação da pele e contém propriedades que ajudam a pele a curar cicatrizes e estrias mais rapidamente.

O corante é natural, a flor de hibisco oferece um tom rosa incrível. A vaselina é extremamente protectora e hidratante, extrato natural de petróleo ajuda no combate ao envelhecimento da pele, hidratando-a de forma profunda.

O óleo de amêndoas doces é tão bom e oferece excelentes benefícios à saude da pele devido a presença de nutrientes como vitamina E, B, A, ácido fólico e arginina. Ajuda no combate a estrias nas grávidas e previne rugas, deixando a pele com um aspecto macio e suave. A presença de vitamina E é responsável pela ação anti-inflamatória que acalma a pele quando irritada, desinflamando-a. 

COSMÉTICOS DE COCO E ROSA

Ingredientes

Esfoliante
4 c. de sopa de óleo de coco
8 c. de sopa de sal fino dos Himalaias
20 gotas de essência de rosa

Loção corporal
1 c. de chá de óleo de amêndoas doces
1 chávena de óleo de coco
1 c. de chá de infusão de hibisco
8 gotas de essência de rosa

Baton
50 g de óleo de coco
20 g de vaselina
4 gotas de essência de rosa
1 c. de café de infusão de hibisco

Preparação

Esfoliante
Misture muito bem todos os ingredientes numa tacinha com a ajuda de um garfo e transfira para um frasco de vidro.

Loção corporal
Coloque todos os ingredientes numa taça e bata com uma vara de arames até obter um creme muito macio, durante cerca de 5 minutos. Transfira para um frasco de vidro.

Baton
Coloque numa tacinha o óleo de coco e a vaselina e aqueça em banho maria até derreter. Junte a essência de rosa e a infusão de hibisco e misture bem. Verta num recipiente próprio e guarde.

Podem ver no Porto Canal eu a fazer ao vivo com a minha querida amiga Débora no D’Mais.

Relativamente a prazos de validade. Não tenho grande referência de prazo concreto. O óleo de coco e a vaselina (ingredientes principais nestes produtos) tem prazos muito estendidos e o que adicionamos não altera grandes propriedades ao produto. Por isso, a minha sugestão será estarem atentos. Se a consistência alterar, ou o cheiro então não utilizem. Eu fiz a experiência e já tenho estes produtos há mais de 2 meses e estão impecáveis.

Este é um excelente presente para oferecer no Natal.

Cosmética Orgânica {DIY presentes de natal originais} Comentários
  1. Maria João és uma artista com muita alma… de dia para dia estás mais madura mais criativa mais meiga mais carinhosa. É muito bom assistir a esse processo e uma honra enorme puder chamar-te de amiga, apesar de quase não me conheceres. Beijos❤️😍

  2. Adorei,
    Obrigada pela partilha.
    As etiquetas são lindas, agora só falta arranjar os frasquinhos🥰

  3. Boas receitas Maria João. Deixas-me extasiada com a tua criatividade e sabedoria.
    Grande beijinho. Pittu.

  4. Bom dia! Gostei tanto…dos produtos, da apresentação. Quase que conseguimos sentir o cheiro! Parabéns! Quero muito fazer, para oferecer no Natal, mas também quero que fiquem tão bonitos , quanto os seus. Onde compra as embalagens?

  5. Esta tao bonito eu tambem.quero fazer alias ja tenho todos os ingredientes so me falta os frasco nao consigo encontrar para as etiquetas pode ajudar me onde comprar os frascos com o tamanho ideal , grata

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais